Partilhas Poéticas em Contato

Partilhas Poéticas em Contato

As Partilhas Poéticas em Contato foram criadas através do desenvolvimento do projeto Espaço Entre, contemplado na 23a. Edição do Fomento à Dança da Cidade de São Paulo. Neste projeto, o grupo fez um mergulho no estudo da dança do Contato Improvisação e na linguagem da improvisação, através de pesquisas tanto práticas quanto teóricas, experimentando e aprofundando seus fundamentos, para então propor aberturas deste processo de pesquisa ao público, procurando estabelecer um diálogo frutífero que contribuiu tanto para a própria pesquisa de linguagem do grupo quanto para a formação artística do público em geral. As Partilhas Poéticas em Contato propõem um questionamento sobre os limites tênues entre um espetáculo finalizado e seu processo de criação e pesquisa, diluindo os limites que os separam, propondo um formato de apresentação em que a investigação em tempo real está aberta ao espectador. Portanto, têm em seu fundamento este “espaço entre”, propondo algo que se constrói a partir dos encontros, encarando o espectador não como alguém passivo, mas sim ativo e participante da dança criada, estabelecendo uma relação de maior proximidade entre o artista e o espectador. Após cada apresentação, é proposta uma roda de conversa para compartilharmos impressões e questionamentos, instigando assim um pensar conjunto sobre as propostas do trabalho.
Os princípios do Contato Improvisação norteiam a criação que ocorre em tempo real, abordando assim temáticas como a queda, a vulnerabilidade, a instabilidade, o risco, levando a uma dança que se baseia em uma escuta apurada entre os participantes e a um profundo senso de responsabilidade e de confiança entre todos. Os bailarinos estão mais expostos, sendo afetados no momento presente, fazendo com que o espectador possa ver surgir no aqui e agora uma dança a partir dos encontros.

Concepção: Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros; Intérpretes-criadores: Alex Ratton Sanchez, Ciro Godoy, Cristiano Karnas, Clara Gouvêa, Laila Padovan e Larissa Salgado; Orientação de Pesquisa em Contato Improvisação: Cristiano Karnas; Músicos convidados: Sandra Ximenez, Rui Barossi, Ramiro Murillo e Luiz Gayotto;